COMUNICADO À POPULAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Uiramutã informa a população do município que, através da sua Coordenação de Endemias e em parceria com o Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria Estadual da Saúde, diante do adoecimento e óbitos de cães no município, buscaram juntos compreender do que se trata e assim indicar medidas de cuidados e prevenção a saúde dos cães.

Os profissionais da Coordenação de Endemias da SEMSA/Uiramutã, realizaram coletas de sangue de animais infectados e enviaram para análise, e foi testado para algumas doenças mostrando-se positivo para a Erliquiose canina. É transmitida pelo carrapato vetor – Rhipicephalussanguineus, também conhecido como carrapato marrom.

Popularmente conhecida como a doença do carrapato, a Erliquiose canina é uma doença muito séria! Quando o animal é infectado a doença pode ocorrer na forma aguda, subclínica ou crônica, comumente leva o animal a óbito.

Mas não se trata de um problema de saúde pública humana, e não está elencado no rol de agravos trabalhados pela zoonose, sendo, portanto de inteira responsabilidade dos tutores dos cães o cuidado e prevenção com a saúde dos animais.

Os principais sintomas da fase aguda da doença são:

• Febre;
  • Fraqueza e falta acentuada de apetite;
  • Presença de manchas avermelhadas na pele,
  • Chances de sangramento na urina e pelas narinas,
  • Possibilidade de alterações oculares e neurológicas, como convulsões, conforme os pontos nos quais houver sangramento.

Há animais que infelizmente não sobrevivem à doença. Procure o veterinário para fazer o tratamento correto.

• Tutores, mantenham os seus cães no quintal, dê banho.
  • Limpe e pulverize os quintais, as paredes, a casinha e o local onde o seu cãozinho costuma ficar. Evite o aparecimento e a reprodução dos carrapatos e a disseminação da doença.
  • Cuide da saúde do seu cãozinho, ele é responsabilidade sua.

Uiramutã – RR, 18 de outubro de 2021

Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento

Prefeitura de Uiramutã adere ao Cidade Empreendedora
Prefeitura de Uiramutã realiza o “Arraial das Serras”