“Município de Uiramutã realiza lançamento do Programa Alimenta Brasil em parceria com o governo do estado para incentivar agricultura familiar”

Nesta terça-feira, dia 21 de março, o município de Uiramutã, em parceria com o governo do estado, realizou o lançamento do Programa Alimenta Brasil em um salão de eventos. O objetivo do evento foi apresentar o programa para os agricultores familiares da região e apresentar outros programas que o estado tem a oferecer, como o Crédito Rural e o programa Desenvolvi Roraima.

O gerente de Crédito de Incentivo Rural de Uiramutã, Roberto Neto, parabenizou o governo e o município pela iniciativa e afirmou que a parceria entre o governo e o município está trabalhando para melhorar cada vez mais a produção dos agricultores. Ele também destacou que o governo vai continuar investindo nos produtores e que eles são assistidos e acompanhados pelos técnicos durante todo o processo de investimento.

O diretor do Crédito do Desenvolvi Roraima, agência de fomento do estado, explicou que o programa financia o pequeno produtor para facilitar e melhorar sua produção, disponibilizando até 5000 reais. Além disso, se o produtor continuar avançando com seu projeto, poderá aumentar o crédito. A linha de crédito é específica para agricultura familiar indígena, com prazos de pagamento de até 5 anos e carência de até 2 anos, dependendo do projeto a ser desenvolvido.

Durante o evento, sete produtores foram beneficiados pelo Desenvolvi Roraima e Crédito Rural, com a quantia de 5000 reais cada. A coordenadora do projeto de aquisição de alimentos destacou que Uiramutã foi o quarto município que mais entregou produtos em 2021, com destaque para a macaxeira, a cara e a banana.

Após o evento no salão de eventos, os agricultores realizaram a entrega dos produtos pelo Programa Alimenta Brasil (PAB), que foi acompanhado pela equipe do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER), Marcelo e Daniele. Os agricultores das comunidades Lilás, Caraparu III, Flexauzinho, Uiramutã e São Gabriel entregaram os produtos, incluindo banana, macaxeira, abóbora, cara, berinjela, tomate, melancia, coco, feijão e hortaliças. Esses alimentos serão entregues aos grupos prioritários do Bolsa Família, Criança Feliz e Círculo de Convivência.

O prefeito Benísio e o diretor de Crédito do Desenvolvi Roraima ainda realizaram uma visita técnica no local de produção de um dos beneficiados pelo programa. O coordenador dos polos de grãos do município ressaltou a importância da parceria com o governo do estado, destacando que os polos de grãos de milho já colheram mais de 3000 sacos de milho como resultado dessa parceria.

“Estou muito motivado com esse evento e com a parceria do governo do estado para promover o Programa Alimenta Brasil em nosso município. É muito gratificante ver os produtores locais sendo beneficiados com as iniciativas de incentivo à agricultura familiar, como o Crédito Rural e o Desenvolvi Roraima. Acredito que essa união de esforços será fundamental para melhorar cada vez mais a produção local e garantir a segurança alimentar da nossa população. Vamos continuar trabalhando juntos para promover o desenvolvimento sustentável do nosso município e da nossa região.” Disse o Prefeito Benisio Roberto.