Polícia Civil realiza ação para emitir RG a moradores do Uiramutã

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), está atendendo moradores do município de Uiramutã, na região norte do Estado com a emissão do RG (Registro Geral). A ação ocorre em parceria com a DPE-RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima).

De acordo com o delegado-geral, Eduardo Wayner, o “RG na Mão” é um programa do Governo de Roraima executado em parceria com várias instituições e de forma itinerante nos municípios, aproximando a comunidade dos serviços oferecidos pela instituição policial.

Nesta segunda-feira, 5, os trabalhos estão sendo realizados na comunidade Monte Moriá II, das 9h às 16h.

AGENDA

Os atendimentos seguem durante a semana. Na terça-feira, 6, e na quarta-feira, 7, a emissão de documentos será na sede do Município de Uiramutã, na Escola Estadual Joaquim Nabuco.

De quinta, 8, a sexta, 9, serão atendidos os moradores da Comunidade Uiramutã, na Escola Estadual Júlio Pereira.

De acordo com a servidora da PCRR que está coordenando a ação, Raiane Sales, o serviço tem como objetivo atender os moradores que moram distantes da capital e que têm dificuldades em ter acesso ao documento.

“Os documentos ficam prontos em até 30 dias, e são entregues nas comunidades por meio da Defensoria Pública Itinerante, garantindo comodidade para quem solicitou o RG”, disse a coordenadora.

AÇÃO ITINERANTE

A ação itinerante teve início no dia 1º de dezembro, na Comunidade Vizeu em Normandia. Em seguida a equipe se deslocou para Uiramutã. Nos dias 02 e 03 o atendimento ocorreu na comunidade Água Fria, onde foram solicitadas a emissão de 112 RGs

DOCUMENTOS

Somente a primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. Os documentos necessários para solicitar o documento são: Certidão de Nascimento original e a cópia para quem é solteiro ou de casamento (original e cópia), aos casados. Além disso, deve-se apresentar também o comprovante de residência. Não é necessário levar fotografia.

Para emissão da segunda via, o cidadão deve acessar o site da Sefaz, ir na opção Cidadão e clicar em “DARE-Avulso”. Na página, preencher os dados, inserir o código da Receita 8095 – Segurança Pública e depois selecionar “Cédula de Identidade Segunda via” e confirmar.

O valor da taxa é de R$ 54,93. Com o boleto pago, o cidadão deve apresentar o comprovante junto com os documentos citados acima, no momento em que for solicitar a segunda via.