Prefeito Benizio participar da apresentação do plano de ação de defesa dos direitos indígenas

Nessa terça-feira, 19, o prefeito de Uiramutã, Benizio, participou da apresentação do Plano de Ação de Defesa das Garantias de Direitos das Crianças e Jovens Indígenas.

O plano inicialmente, será implantado em comunidades indígenas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima. É composto por 38 ações e quatro eixos: capacitações e diagnósticos; ações práticas para a redução da violência; revisão de normativas e projetos de lei e mobilização e participação social.

Com recursos do Governo Federal, desde 2021, esse plano vem sendo trabalhado observando a real necessidade de olhar para os jovens indígenas. É uma construção coletiva entre ministérios e secretarias federais, com objetivo de dialogar com os Estados para enfim, chegar até os municípios.

A nova ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, explicou os passos para colocar em prática o plano. “É um plano que está sendo construído com os parceiros aqui de Roraima e nós temos muitas surpresas pela frente. Eu tenho certeza que a população do Estado vai ficar muito feliz”.

Todas as reuniões tiveram participação da população indígena. Com muita escuta e troca de experiências.

Para a secretária de Trabalho e Bem-Estar social, Tânia Soares, as perspectivas são as melhores possíveis. “O fato de a comitiva ministerial estar presente, trazendo pautas que a própria Setrabes trabalha como políticas de direitos humanos, de enfrentamento às drogas voltada para as crianças e adolescentes, mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.

Prefeito participa da apresentação do Plano de Desenvolvimento do Município
Escola Municipal Antônio Rodrigues realiza III Feira de Ciências
Prefeito Benísio participa da Semana do Turismo
Prefeito Benisio entrega reforma do posto de saúde de Água Fria