Prefeito participa de reunião com moradores do bairro Buritis

Nessa quarta-feira, dia 22, o Prefeito Benísio de Souza, preocupado com questões que têm afetado os moradores da sede, recebeu no auditório da Câmara, os moradores do Bairro Buritis e a população atendida pela rede de água do poço 3.

Os representantes da CAERR e Roraima Energia foram convidados pelo prefeito para a reunião, contudo o representante da Roraima Energia não compareceu. A população primeiramente manifestou a necessidade de regularização do abastecimento de água e outros assuntos surgiram como posteamento e delimitação de terrenos e ruas.

O Prefeito Benísio lembrou a todos que em reunião anterior foi esclarecido que tanto a distribuição de água quanto de energia é da esfera estadual e que providências já tinham sido solicitadas. Ainda assim, o prefeito se dispôs a somar forças com a população para que tais problemas sejam sanados.

O prefeito lembrou que a distribuição de energia de qualidade é extremamente necessária à expansão da rede de água e que tal energia também depende de posteamento, logo é de suma importância que as delimitações de terrenos respeitem a metragem adequada das ruas. Isso porque em alguns locais a população tem cercado terrenos aleatoriamente sem deixar espaço adequado para as vias públicas. Ou seja, a população também tem sua parcela de responsabilidade quanto à melhoria dos serviços de água e energia. Pensando nisso, o Prefeito se comprometeu, juntamente com o Assessor Administrativo do Gabinete Giovany Sacramento, a criar o Conselho das Cidades.

Esse Conselho estabelecido a partir da Lei Federal nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, estabelece a política urbana a ser adotada pelos municípios brasileiros. Segundo essa lei, o Conselho das Cidades deve ser formado por representantes da sociedade civil e do poder público, com o objetivo de discutir e propor diretrizes para a gestão das cidades, especialmente em relação ao planejamento urbano, à habitação, ao transporte e ao meio ambiente.

O Conselho das Cidades deve ser formado por representantes da sociedade civil – tais como movimentos sociais, organizações não governamentais, sindicatos, entre outros – além de representantes do poder público, como secretarias municipais e Câmara Municipal.

Os cidadãos ali presentes compreenderam as explicações fornecidas pelo Prefeito, e já se organizaram para criar a Associação de Moradores, o que será um reforço para o Conselho das Cidades. Mais uma vez, o prefeito mostrou seu compromisso com a população e com as melhorias para uma melhor qualidade de vida.