Prefeitura de Uiramutã  faz prestação de contas para comunidades indígenas

Nesse sábado, dia 17, o Prefeito Benísio de Souza, participou de uma reunião para prestar contas de sua gestão. A assembleia ocorreu no Centro Willimon, malocão Kamarakko.

O evento foi realizado pelo partido Rede Sustentabilidade, o porta voz do partido no município de Uiramuta, Leonardo Pereira da Silva, o vereador Gedeão e o prefeito Benísio de Souza, são filiados do partido.

A prestação de contas tratou sobre os recursos usados durantes esses dois anos de trabalho. Abertura da prestação de contas teve início com coordenadora de convênio, na qual ela fala da aquisição de máquina de construção de escavadeira hidráulica, fala principalmente das emendas da deputada Joênia, na qual foi entregue recentemente, os equipamentos de monitoramento para os GPVITI e as máquinas e insumos agrícolas.

Em seguida a contadora da prefeitura Glades, faz a prestação de contas de todas aos secretárias e do gabinete do prefeito.  As despesas de cada secretaria foram esclarecidas de formas transparente para todas as lideranças presentes. Sobre construção, emendas, e todas as ações já realizadas no município.

Logo após, foi a vez da Secretaria municipal de Educação Cultura e Desporto, fazer a apresentação das ações feitas durante o ano letivo. E explanar as construções das sete escolas que estão em construção nas comunidades. As construções estão sendo realizadas nas comunidades São Luiz, Barrerinha, Willimon, Maturuca, Maracanã, Caraparu e uma já foi inaugura na comunidade São Mateus. Um dos pontos mais discutido foi o concurso público, onde é fato que vai ser realizado, e que está em andamento.

A Secretaria de Assistência Social, fez a prestação de contas, onde informou todas as ações e projetos realizados. Um dos projetos mais recentes, é o projeto mais leite, onde atende as famílias beneficiádas e de vulnerabilidade social.

A Secretaria de saúde, também falou sobre as ações  realizadas no período da gestão prefeito. Uma das obras recentes foi a revitalização da UBS do Água fria e a UBS da sede, Davi Cavalcante, construção da UBS que está sendo realizado na comunidade indígena Urinduk.

O coordenador destaca a importância de a prestação de contas ser realizada na comunidade, onde as lideranças assim como os vereadores são órgãos fiscais, onde acompanham as construções e outras ações são realizadas

Os centros presentes na reunião foram: centro Willimon, centro Morro, centro Caraparu I, centro São Mateus, centro Pedra Branca.

Participaram do evento o vice prefeito Jeremias, também a secretaria de Finanças, secretaria de Administração, secretária de Meio Ambiente e Turismo, secretaria municipal Educação Cultura e Desporto, secretaria municipal Saúde, secretaria municipal Obras, secretária municipal de Agricultura, e equipe técnica da prefeitura. Também estiveram presentes vereador Gedeão André da Silva, vereadora Deusuita.