Prefeitura inaugura duas unidades básicas de saúde em comunidades indígenas

A Prefeitura de Uiramutã, por meio da Secretaria de Obras e Secretaria de Saúde, inaugurou nessa segunda-feira, dia 20, duas Unidades de Saúde nas comunidades indígenas.

A primeira foi inaugurada na comunidade indígena Maturuca, na qual também é o centro regional da sub região das Serras, a outra foi na comunidade Enseada.

A comunidade Maturuca é um polo de saúde, a qual realiza atendimento para sete comunidades. Maturuca é o centro da região das  Serras que recebe um número expressivo de pessoas em tempos de eventos, pois todos os sub centros reúnem-se no centro Maturaca. A reforma da unidade foi feita com o recurso da emenda da ex-deputada federal Joênia Wapichana.

Após 7 anos de construção, também foi inaugurado a reforma da Unidade Básica de Saúde Indígena Ko’ko Martina da Silva Macuxi, na comunidade Enseada. A UBS atende a população de 569 pessoas, e também as comunidades próximas que vão em buscar de atendimento. Vale incluir também os alunos de outras comunidades que estudam na escola estadual Ko’ko Isabel Macuxi. A obra foi reformada com emenda parlamentar do ex-deputado Otáci Nascimento.

Cada unidade recebeu a instalação de um filtro para tratamento de água. As unidades possuem espaços para farmácia, consultório médico, consultório de enfermagem, consultório odontológico, sala de triagem, sala para esterilização, banheiros, almoxarifado, sala de farmácia, depósito para lixo contaminante dentre outros.

Participaram da inauguração o Prefeito Benísio de Souza, secretário de Saúde Zelândes Alberto, secretário de Obras Silvanio Alves, secretário de Articulação Políticas José Novais, secretário de Administração Omerio Cavalcante, secretário de Meio Ambiente e Turismo Elder Marques, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Iolanda Pereira da Silva, ex teputado Otáci Nascimento, equipe da Polícia Militar, vereadora Deusuita, vereador Ribamar, tuxaua da comunidade Maturuca Djacir Melquior da Silva, tuxaua da comunidade Enseada Severino da Silva Souza.