Ação de conscientização sobre o manuseio correto do lixo doméstico

A Secretaria Municipal de Saúde de Uiramutã realizou nos dias 11 a 14 de maio, a primeira etapa da Ação de Conscientização sobre o Manuseio Correto do Lixo. O trabalho foi realizado pelas equipes dos setores de ENDEMIAS E VIGILÂNCIA SANITÁRIA do município de uiramutã, com o método de visita casa a casa, e com a supervisão do dono ou responsável do imóvel.

A ação tem como objetivo conscientizar os munícipes da sede de uiramutã, sobre o descarte correto do lixo doméstico nas datas de coleta, e os impactos que podem ser causados se manuseado de maneira inadequada, tanto para o indivíduo quanto para o meio ambiente.

De acordo com o último relatório de levantamento de índice amostral para Aedes Aegypti-LIA (mosquito transmissor da dengue, zika, shikungunya e febre amarela), emitidos pelo NÚCLEO DE CONTROLE DE FEBRE AMARELA E DENGUE DO ESTADO DE RORAIMA, o município apresenta um quantitativo de médio risco para o vetor Aedes Aegypti, muitas destas amostras foram coletadas de lixos domésticos. Há também uma preocupação com o lixo que chega aos igarapés e rios por conta das chuvas frequentes neste inverno, que colocam em risco a saúde das pessoas que vivem na beira destes igarapés e rios, e dependem dessas águas para o seu consumo.

Vale  ressaltar que além dos lixos e entulhos se tornarem um possível criadouro de mosquitos, podem se tornar abrigo ou moradia de insetos e animais silvestres como: ratos, baratas, cobras, lacraus e outros. Por isso, é importante conscientizar a população sobre o manuseio correto do lixo doméstico.