Ação de conscientização sobre o manuseio correto do lixo doméstico

A Secretaria Municipal de Saúde de Uiramutã realizou nos dias 11 a 14 de maio, a primeira etapa da Ação de Conscientização sobre o Manuseio Correto do Lixo. O trabalho foi realizado pelas equipes dos setores de ENDEMIAS E VIGILÂNCIA SANITÁRIA do município de uiramutã, com o método de visita casa a casa, e com a supervisão do dono ou responsável do imóvel.

A ação tem como objetivo conscientizar os munícipes da sede de uiramutã, sobre o descarte correto do lixo doméstico nas datas de coleta, e os impactos que podem ser causados se manuseado de maneira inadequada, tanto para o indivíduo quanto para o meio ambiente.

De acordo com o último relatório de levantamento de índice amostral para Aedes Aegypti-LIA (mosquito transmissor da dengue, zika, shikungunya e febre amarela), emitidos pelo NÚCLEO DE CONTROLE DE FEBRE AMARELA E DENGUE DO ESTADO DE RORAIMA, o município apresenta um quantitativo de médio risco para o vetor Aedes Aegypti, muitas destas amostras foram coletadas de lixos domésticos. Há também uma preocupação com o lixo que chega aos igarapés e rios por conta das chuvas frequentes neste inverno, que colocam em risco a saúde das pessoas que vivem na beira destes igarapés e rios, e dependem dessas águas para o seu consumo.

Vale  ressaltar que além dos lixos e entulhos se tornarem um possível criadouro de mosquitos, podem se tornar abrigo ou moradia de insetos e animais silvestres como: ratos, baratas, cobras, lacraus e outros. Por isso, é importante conscientizar a população sobre o manuseio correto do lixo doméstico.

Prefeito participa da apresentação do Plano de Desenvolvimento do Município
Escola Municipal Antônio Rodrigues realiza III Feira de Ciências
Prefeito Benísio participa da Semana do Turismo
Prefeito Benisio entrega reforma do posto de saúde de Água Fria