Prefeito se reuniu com diretoria do Sesc e Senac para realização da ação “Sesc Comunidade”

Nessa quinta-feira, dia 23, o Prefeito Benísio de Souza, se reuniu com a diretoria do Sesc e Senac e firmou parceria para trazer a ação “Sesc Comunidade” para Uiramutã. E representantes das duas instituições estiverem na cidade para elaborar juntamente com o prefeito e as secretarias municipais o cronograma das ações a serem desenvolvidas nos dias 21 e 22 de março de 2023. A ação irá oferecer serviços de odontologia, como aplicação de flúor para as crianças, avaliação nutricional, atendimento psicológico, filmes regionais, um dos filmes a serem reproduzidos é o “Palasito”, produção roraimense de Alex Pisano, todo gravado em Uiramutã e com a participação da Profa. Quésia, também serão ofertadas atividades de lazer, cursos para população em geral e “Circuito Sesc de Caminhada”, num percurso de 3 km, a inscrição para caminhada será limitada a 300 participantes, também terá exposição de artes locais. Para finalizar os dois dias de ação, será oferecido um momento com um artista musical regional. O prefeito busca parceria tanto para o lazer, como também para Saúde e capacitação dos munícipes. Estiveram presentes na reunião o Prefeito Benísio de Souza, Secretário de Administração Omério Cavalcante, Secretário de Meio Ambiente e Turismo Elder Marques, Secretário de Assistência Social Guido Yano, Gestora da Escola Estadual Joaquim Nabuco, Sargento Ramos da PM, Secretário de Articulação Política José Novais, representantes do Senac e Sesc, Presidente do CMDCA Giovany Sacramento.
Prefeito faz entrega de material estratégico desenvolvido pelo UNICEF

Preocupado com os índices da Educação Básica no município, principalmente em função da pandemia da COVID-19, e interessado na melhoria do aprendizado das crianças de Uiramutã, o Prefeito Benísio entregou à Mobilizadora da Educação, Adriana Araújo – do Projeto Selo UNICEF – o material recebido durante a visita da equipe da Visão Mundial, responsável pela execução do Selo UNICEF em Roraima. O material é uma produção do UNICEF destinado a gestores, coordenadores, professores e demais atores que compõem as equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e das escolas. Trata-se de recomendações da estratégia “Trajetórias de Sucesso Escolar”, desenvolvida pelo UNICEF em parceria com a Samsung e a Cidade Escola Aprendiz, cujo objetivo é apoiar os municípios e estados das regiões brasileiras do Semiárido, da Amazônia e dos grandes centros urbanos na definição, implementação e avaliação de políticas e ações de superação do fracasso escolar e enfrentamento da distorção idade-série. “O Projeto Selo UNICEF tem sido um grande apoio a diversas ações necessárias ao Município de Uiramutã para a melhoria da qualidade de vida, bem como para as garantias estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente” afirmou o prefeito.
Prefeito participa de reunião com moradores do bairro Buritis

Nessa quarta-feira, dia 22, o Prefeito Benísio de Souza, preocupado com questões que têm afetado os moradores da sede, recebeu no auditório da Câmara, os moradores do Bairro Buritis e a população atendida pela rede de água do poço 3. Os representantes da CAERR e Roraima Energia foram convidados pelo prefeito para a reunião, contudo o representante da Roraima Energia não compareceu. A população primeiramente manifestou a necessidade de regularização do abastecimento de água e outros assuntos surgiram como posteamento e delimitação de terrenos e ruas. O Prefeito Benísio lembrou a todos que em reunião anterior foi esclarecido que tanto a distribuição de água quanto de energia é da esfera estadual e que providências já tinham sido solicitadas. Ainda assim, o prefeito se dispôs a somar forças com a população para que tais problemas sejam sanados. O prefeito lembrou que a distribuição de energia de qualidade é extremamente necessária à expansão da rede de água e que tal energia também depende de posteamento, logo é de suma importância que as delimitações de terrenos respeitem a metragem adequada das ruas. Isso porque em alguns locais a população tem cercado terrenos aleatoriamente sem deixar espaço adequado para as vias públicas. Ou seja, a população também tem sua parcela de responsabilidade quanto à melhoria dos serviços de água e energia. Pensando nisso, o Prefeito se comprometeu, juntamente com o Assessor Administrativo do Gabinete Giovany Sacramento, a criar o Conselho das Cidades. Esse Conselho estabelecido a partir da Lei Federal nº 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, estabelece a política urbana a ser adotada pelos municípios brasileiros. Segundo essa lei, o Conselho das Cidades deve ser formado por representantes da sociedade civil e do poder público, com o objetivo de discutir e propor diretrizes para a gestão das cidades, especialmente em relação ao planejamento urbano, à habitação, ao transporte e ao meio ambiente. O Conselho das Cidades deve ser formado por representantes da sociedade civil – tais como movimentos sociais, organizações não governamentais, sindicatos, entre outros – além de representantes do poder público, como secretarias municipais e Câmara Municipal. Os cidadãos ali presentes compreenderam as explicações fornecidas pelo Prefeito, e já se organizaram para criar a Associação de Moradores, o que será um reforço para o Conselho das Cidades. Mais uma vez, o prefeito mostrou seu compromisso com a população e com as melhorias para uma melhor qualidade de vida.