A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Uiramutã informa a população do município que, através da sua Coordenação de Endemias e em parceria com o Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria Estadual da Saúde, diante do adoecimento e óbitos de cães no município, buscaram juntos compreender do que se trata e assim indicar medidas de cuidados e prevenção a saúde dos cães.
Os profissionais da Coordenação de Endemias da SEMSA/Uiramutã, realizaram coletas de sangue de animais infectados e enviaram para análise, e foi testado para algumas doenças mostrando-se positivo para a Erliquiose canina. É transmitida pelo carrapato vetor – Rhipicephalussanguineus, também conhecido como carrapato marrom.
Popularmente conhecida como a doença do carrapato, a Erliquiose canina é uma doença muito séria! Quando o animal é infectado a doença pode ocorrer na forma aguda, subclínica ou crônica, comumente leva o animal a óbito.
Mas não se trata de um problema de saúde pública humana, e não está elencado no rol de agravos trabalhados pela zoonose, sendo, portanto de inteira responsabilidade dos tutores dos cães o cuidado e prevenção com a saúde dos animais.
Os principais sintomas da fase aguda da doença são:
- Febre;
- Fraqueza e falta acentuada de apetite;
- Presença de manchas avermelhadas na pele,
- Chances de sangramento na urina e pelas narinas,
- Possibilidade de alterações oculares e neurológicas, como convulsões, conforme os pontos nos quais houver sangramento.
Há animais que infelizmente não sobrevivem à doença. Procure o veterinário para fazer o tratamento correto.
- Tutores, mantenham os seus cães no quintal, dê banho.
- Limpe e pulverize os quintais, as paredes, a casinha e o local onde o seu cãozinho costuma ficar. Evite o aparecimento e a reprodução dos carrapatos e a disseminação da doença.
- Cuide da saúde do seu cãozinho, ele é responsabilidade sua.