Pesquisadores realizam trabalho de campo em Uiramutã

No mês de outubro, o Secretário Executivo do Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora, Giovany Sacramento, recebeu – em nome do Prefeito Benísio Roberto de Souza – um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Roraima.

O grupo era composto pelos(as) professores (as) Lúcio Keury Almeida Galdino (Coordenador da Ação de Extensão da UERR), Marcelo Santos da Silva, Márcia Teixeira Falcão, Yves de Carvalho Souzedo (todos do Dep. de Geografia), Rosijane Evangelista da Silva (Dep. de Turismo) e Maria do Socorro Melo Araújo (Dep. de Letras), além de alunos de graduação e pós-graduação.

A equipe de pesquisadores esteve em Uiramutã em um trabalho de campo pelo projeto “Educação Ambiental: Conhecendo os Aspectos Socioambientais, Culturais e Turísticos do Município Uiramutã – RR”.

Durante a visita, estiveram no Paiuá I e II e também subiram até Serra do Cruzeiro. O projeto em questão, que faz parte do Programa de Pós-graduação da UERR, é focado em práticas sustentáveis, sustentabilidade e soluções para problemas ambientais.

Na ocasião, os pesquisadores se dispuseram a oferecer toda a ajuda necessária ao município no tocante à estruturação do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), bem como orientar em ações necessárias, e também à Associação Indígena de Agricultura Orgânica Familiar (MAYU).

Durante a visita, a pesquisadora Dra. Maria do Socorro Melo Araújo falou sobre seu trabalho já publicado pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) em 2019 e fruto de uma pesquisa na qual também foi ciceroneada, juntamente com a Dra. Maria Odileiz Sousa Cruz, pelo servidor Giovany Sacramento em visitas às comunidades indígenas locais.

A publicação é um estudo toponímico antropocultural de Uiramutã e aborda importantes aspectos linguísticos das etnias indígenas locais na nomenclatura de acidentes geográficos e humanos como serras, rios, dentre outros. Posteriormente, diante do relato da visita feito pelo servidor Giovany ao Prefeito Benísio em seu gabinete, este se mostrou aberto aos trabalhos desenvolvidos. O Prefeito pontuou que toda ajuda se faz necessária num momento em que sua gestão tem concentrado todos os seus esforços no desenvolvimento do município e de suas potencialidades.

“O trabalho do grupo de pesquisadores é de suma importância para a preservação do meio ambiente do município e os estudos linguísticos se revestem de primordial contribuição para a preservação das culturas étnicas de Uiramutã”, destacou o prefeito, Benísio Souza.

Para acessar ler sobre a pesquisa, podem acessar o link: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191412