Prefeito visita sede da Funai

Nesta terça-feira (17), o prefeito do Uiramutã, Benisio Souza, foi até a sede da Funai em busca do decreto da demarcação Raposa Serra do Sol, que cita o município do Uiramutã.

De acordo com o prefeito, foi buscar esclarecimentos, para saber mais sobre qual é o perímetro urbano e qual é o perímetro militar do 6º Pelotão, para evitar conflitos.

“Eu fui na sede da Funai para procurar o decreto, para ver como ficou a demarcação do município do Uiramutã, e como ficou o perímetro urbano e militar”, esclareceu.

Entenda a demarcação Raposa Serra do Sol

Em 15 de abril de 2005, um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva homologou a Portaria nº 534 , do Ministério da Justiça, que demarcou a área de hectares como Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Trata-se de uma área que abriga 194 comunidades com uma população de cerca de 19 mil índios dos povos Macuxi, Taurepang, Patamona, Ingaricó e Wapichana.

A União, por intermédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), iniciou em 1992 o relatório de identificação da terra para fins de demarcação. Entretanto, a presença dos produtores de arroz vindos do sul do País, impediu a conclusão da reserva, uma vez que eles alegam possuir títulos que lhes garantem a posse das terras.

A portaria de 2005 deu prazo de um ano para os não-índios abandonarem a terra indígena. No entanto, logo após a edição deste documento e do decreto presidencial que o homologou, começaram a tramitar diversas ações na Justiça, contestando a demarcação. Somente no Supremo Tribunal Federal tramitam mais de 30 ações relacionadas a Raposa Serra do Sol.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Print

Confira mais ...

ORGULHO DE RORAIMA
MAIS EDUCAÇÃO
NA SERRA DO SOL
Uiramutã tem 32 escolas em regiões de difícil acesso
NO UIRAMUTÃ Prefeitura entrega mais 5 viaturas para o transporte escolar
Uiramutã paga R$ 2,3 milhões de rateio do Fundeb nesta sexta-feira (28)
Uiramutã terá hospital indígena até 2026
Primeira turma de Pedagogia Intercultural Indígena inicia segundo semestre no Uiramutã
Ir para o conteúdo