Secretário municipal de saúde de Uiramutã integrou comitiva do presidente Lula em Roraima

À convite de lideranças indígenas, o secretário municipal de saúde de Uiramutã, Zelandes Oliveira, integrou a comitiva de recepção ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Roraima, neste sábado (21), para averiguar a situação de calamidade da saúde do povo Yanomami.

Lideranças indígenas, sete ministros do governo e também o governador do Estado, Antônio Denarium (PP), acompanharam o grupo.

“Estou confiante em relação à Saúde Indígena como um todo, pois podemos ver que as equipes do Ministério da Saúde estão empenhadas em identificar os principais problemas para resolvê-los”, afirmou o secretário Zelandes.

A agenda faz parte de uma série de ações emergenciais frente à crise enfrentada por esses povos indígenas, convocada pelo presidente Lula. A comitiva é coordenada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, em conjunto com a Funai e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Diante da crise humanitária que avança sob o território, além da criação do Comitê de Coordenação Nacional, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, decretou Estado de Emergência em Saúde Pública e instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Yanomami).

Equipes do Ministério da Saúde, Funai e outros órgãos, se encontram na região Yanomami, onde se depararam com crianças e idosos em estado grave de saúde, como desnutrição, malária, verminoses, problemas nutricionais e infecção respiratória aguda (IRA). Após o retorno da missão, a equipe irá apresentar um levantamento completo sobre a crítica situação de saúde dos indígenas.

Um conjunto de ações já foram iniciadas, voltadas para a assistência de saúde, como a chegada de treze profissionais de saúde que irão operar o Hospital de Campanha. Oitenta e cinco toneladas de alimentos e duzentas latas de suplementos alimentares já começaram a ser entregues.