SEMSA/UI realiza ação de testagem rápida da COVID-19

As equipes da atenção básica e vigilância sanitária em saúde, realizaram no dia 30 de abril, uma ação de testagem rápida em massa para COVID-19. A ação aconteceu no salão de eventos do município com o objetivo de realizar uma buscativa e cobertura ampliada de possíveis casos no município.

Foram realizados 140 testes, todos feitos individualmente com entrega de resultado privada ao paciente. A secretaria de saúde contou também com a parceria de alguns setores públicos da prefeitura de Uiramutã, que contribuíram nas atividades de prevenção, proteção e rastreamento na saúde pública.

FIQUE SABENDO: Testes rápidos são todos os testes cuja execução, leitura e interpretação do resultado são feitas em no máximo 15 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. A leitura dos resultados é feita a olho nu. Os estudos de validação dos testes rápidos demonstraram que eles possuem sensibilidade entre 99,5% e 100%, ou seja, a mesma sensibilidade encontrada em outros testes que são utilizados na rotina do diagnóstico laboratorial da infecção pelo coronavírus.

Polícia Civil realiza ação para emitir RG a moradores do Uiramutã