Equipe feminina de futsal de escola indígena conquista bicampeonato e garante vaga em torneio nacional

a comunidade Ticoça, no Uiramutã, conquistou pelo segundo ano consecutivo o título do torneio A equipe feminina sub-18 de futsal da Escola Estadual Indígena Lauro Melquior, drealizado pela Federação de Desporto Escolar de Roraima (Fedeer). A competição ocorreu entre os dias 1° e 3 de março no ginásio Hélio Campos, em Boa Vista.

Com a vitória, o time garantiu vaga para o campeonato nacional da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que será realizado em Palmas (TO) em agosto deste ano. Em 2019, na última seletiva da Fedeer antes da pandemia de COVID-19, a equipe já havia se sagrado campeã. Além disso, as atletas indígenas acumulam quatro títulos dos Jogos Escolares de Roraima (JERs) e já participaram três vezes dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

O professor Nilton Melquior, técnico da equipe, destacou que o time é composto por dez atletas sub-18 e já iniciou a preparação intensa para as competições nacionais. O grupo conta ainda com o apoio de quatro professores e um preparador físico.

Desafios na preparação

Segundo Melquior, a falta de uma quadra coberta na comunidade dificulta os treinamentos, especialmente durante o período chuvoso, quando os campos ficam alagados. Como alternativa, os treinos são realizados em uma área coberta improvisada dentro da comunidade.

“A ausência de uma estrutura adequada compromete o desempenho das atletas, principalmente em competições nacionais, onde o nível de exigência é maior”, afirmou o treinador.

O vice-prefeito do Uiramutã, Jeremias Lima, que também reside na comunidade Ticoça, lembrou que a equipe já chegou à semifinal dos Jogos Escolares Brasileiros, disputados em Blumenau (SC), mas enfrentou dificuldades para jogar em quadras com piso de madeira, fator determinante na derrota para o time de Ribeirão Preto (SP).

“Apesar das dificuldades, nossas atletas continuam se destacando e conquistando títulos regionais e nacionais, representando com orgulho os povos indígenas de Roraima”, ressaltou Lima.

A comunidade indígena Ticoça está localizada a cerca de 45 quilômetros da sede do Uiramutã e abriga aproximadamente 490 moradores da etnia Macuxi. O atual tuxaua da comunidade é Iseis Melquior Carlos.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Print

Confira mais ...

ORGULHO DE RORAIMA
MAIS EDUCAÇÃO
NA SERRA DO SOL
Uiramutã tem 32 escolas em regiões de difícil acesso
NO UIRAMUTÃ Prefeitura entrega mais 5 viaturas para o transporte escolar
Uiramutã paga R$ 2,3 milhões de rateio do Fundeb nesta sexta-feira (28)
Uiramutã terá hospital indígena até 2026
Primeira turma de Pedagogia Intercultural Indígena inicia segundo semestre no Uiramutã
Ir para o conteúdo