Prefeitura entrega equipamentos de monitoramento para comunidades indígenas

Nessa segunda-feira (5), teve início a III Assembleia Estadual dos Agentes de Proteção e Vigilância Territorial Indígena do Estado de Roraima. Durante o evento, o Prefeito Benísio de Souza, fez a entrega aos agentes de proteção e vigilância territorial, o material permanente e equipamentos para o monitoramento das comunidades indígenas no município de Uiramutã.

Os materiais entregues foram, um drone aeronave; Rádio frequência com alcance de até 56 km, painel solar de 1000 watts, um inversor de ondas modificadas de 1000 watts; controlador de carga MPPT 20 AH, quatro baterias Moura de 150 amperes, um freezer de 250 litros, seis motocicleta HONDA/NXR 160 BROS ESDD.

Os equipamentos entregues, são de emenda da deputada Joenia Wapichana, para o fortalecimento da proteção, vigilância e monitoramento nas terras indígenas.

SOBRE O EVENTO

A III Assembleia Estadual dos Agentes de Proteção e Vigilância Territorial Indígena, trata sobre o fortalecimento das estratégias de proteção do território com ações de monitoramento e vigilância. No município são, seis postos de vigilância que ficam localizados nas comunidades Tabatinga, Pedra Branca, Warabada, Socó, Caracanã e o posto de vigilância Armando Silva. A assembleia teve a participação das regiões da Serra da Lua, Raposa, São Marcos, Surumu, Murupu e a região das Serras.

O evento acontece até a próxima quarta-feira (7), e está sendo realizado pelo Conselho indígena de Roraima (CIR). Contou também com o Centro são Mateus, posto de vigilância 26 de abril/ base Urucuri, terra indígena Raposa Serra do Sol. Participam 88 lideranças da entrega de equipamentos.

“Agradeço aos prefeitos que não mediu esforços para realizar o projeto e atender as demandas da região”, disse Edinho Batista.

Estiveram presente no evento o coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR) Edinho Batista, coordenador Aldenir Cadete da região das Serras, Dr. Ivo Cípio e sua equipe jurídica da organização CIR, Prefeito do município de Normandia Dr Wenston  Raposo, coordenador do GPVITI CLEBER, coordenador do GPVITI da região das Serras, Osmar Batista, e coordenador.