Prefeitura realizou 13ª Conferência de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Uiramutã, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Assistência Social, realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS  que queremos “, nos dias 01 e 02 de junho.

O evento foi realizada na escola Estadual Joaquim Nabuco, durante dois dias, e foram debatidos, 5 eixos importantes para a reconstrução do SUAS.

O primeiro eixo, discutiu o financiamento e orçamento de natureza obrigatória, o segundo eixo abordou o assunto de “qualificação e estruturação  das instâncias de controle social, o terceiro eixo, falou sobre “articulação entre segmentos, como potencializar a participação no suas.

Durante o quarto eixo, entrou em discussão os “serviços, programas e projetos a serem desenvolvidos no SUAS, e no quinto eixo, foi discutido “a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Dos assuntos debatidos saíram propostas visando o melhor atendimento dos profissionais e população, exemplo, “que seja criado um espaço físico para o atendimento do conselho de assistência social”.

O debate foi de muita importância pois, a sociedade civil e os servidores puderam levar suas demandas e colocar propostas e críticas de melhoria para a melhor forma de atendimento.

A conferência conferencia teve em um total de 55 participantes, entre eles estiveram presentes o Secretario de Assistência Social Guido Yano, O Secretário de Administração Omério Cavalcante, Presidente do CMDCA Giovany Sacramento, os facilitadores Honso Williams Nascimento Consultor Técnico de Planejamento, Rose Souza e Silva Coordenadora  da Vigilância Socioassistencial, os conselheiros Tutelar, servidores da Assistência Social, Vereadora Delzuita e vereadora Tânia Batista,  adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), adolescentes do Serviço de Convivência e a sociedade civil do município.