Moradores do Uiramutã, ao Norte de Roraima, realizaram neste fim de semana a maior feira regional agro-indígena do Estado. Da sexta-feira passada até ontem, dia 29, o evento reuniu mais de 2.600 indígenas e não-indígenas na comunidade indígena Caraparu I, a aproximadamente 78 quilômetros da sede do município.
Coordenador regional do Centro Caraparu I e presidente da feira, José Sabino André disse que a 3ª edição da Feira de Exposição Agropecuária Agro-Bento Macuxi teve como objetivo fortalecer a pecuária e a agricultura tradicional dos povos indígenas. No evento, os participantes apresentaram a produção agrícola de pelo menos 10 comunidades indígenas daquela região.
“Além de incentivar outras comunidades, a intenção da feira também foi mostrar ao poder público que temos potencial para produzir em nossa terra. E aqui está o resultado”, ressaltou José Sabino.
Os indígenas colocaram à venda 80 garrotes, carne bovina, caprina, suína, feijão, milho, mandioca, farinha, abacaxi, laranja, artesanato e outras produções. Também participaram do evento indígenas das comunidades Pedra Preta, Pedra Branca, Flexal e Formoso, além de produtores do município de Pacaraima.
Apenas o Centro Caraparu e 10 comunidades indígenas daquela região somam hoje um rebanho bovino de 4.600 cabeças. O próximo passo, segundo adiantou José Sabino, será desenvolver a piscicultura na região para alavancar ainda mais a produção.
Coordenador e um dos patrocinadores da feira, o vereador Gedeão André da Silva (Rede) reforçou que o evento serviu para fomentar a produção agrícola e a pecuária indígena, além de valorizar a cultura e promover a integração social entre indígenas da região e moradores da sede.
R$ 85 mil em premiações
Durante os três dias de feira foram realizados torneios de futebol masculino e feminino, corrida de cavalo, competição de arco e flecha, cabo de guerra, atletismo, desfiles e outras atrações. A coordenação do evento pagou R$ 85 mil em premiações. Estiveram presentes o prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio (Rede), o secretário municipal de Educação, Damázio de Souza Gomes, vereadores do município e outros convidados. Duas bandas de forró tocaram até o amanhecer e marcaram o encerramento da feira.
“Foi uma festa pacífica que uniu indígenas e não-indígenas. O evento mostrou ao poder público o potencial que esta região tem para produzir. Em especial, a coordenação agradece ao prefeito Benísio, que patrocinou e nos ajudou a realizar este evento”, finalizou o vereador Gedeão.