Uiramutã realiza maior feira agro-indígena de Roraima

Moradores do Uiramutã, ao Norte de Roraima, realizaram neste fim de semana a maior feira regional agro-indígena do Estado. Da sexta-feira passada até ontem, dia 29, o evento reuniu mais de 2.600 indígenas e não-indígenas na comunidade indígena Caraparu I, a aproximadamente 78 quilômetros da sede do município.

Coordenador regional do Centro Caraparu I e presidente da feira, José Sabino André disse que a 3ª edição da Feira de Exposição Agropecuária Agro-Bento Macuxi teve como objetivo fortalecer a pecuária e a agricultura tradicional dos povos indígenas. No evento, os participantes apresentaram a produção agrícola de pelo menos 10 comunidades indígenas daquela região.

“Além de incentivar outras comunidades, a intenção da feira também foi mostrar ao poder público que temos potencial para produzir em nossa terra. E aqui está o resultado”, ressaltou José Sabino.

Os indígenas colocaram à venda 80 garrotes, carne bovina, caprina, suína, feijão, milho, mandioca, farinha, abacaxi, laranja, artesanato e outras produções. Também participaram do evento indígenas das comunidades Pedra Preta, Pedra Branca, Flexal e Formoso, além de produtores do município de Pacaraima.

Apenas o Centro Caraparu e 10 comunidades indígenas daquela região somam hoje um rebanho bovino de 4.600 cabeças. O próximo passo, segundo adiantou José Sabino, será desenvolver a piscicultura na região para alavancar ainda mais a produção.

Coordenador e um dos patrocinadores da feira, o vereador Gedeão André da Silva (Rede) reforçou que o evento serviu para fomentar a produção agrícola e a pecuária indígena, além de valorizar a cultura e promover a integração social entre indígenas da região e moradores da sede.

R$ 85 mil em premiações

Durante os três dias de feira foram realizados torneios de futebol masculino e feminino, corrida de cavalo, competição de arco e flecha, cabo de guerra, atletismo, desfiles e outras atrações. A coordenação do evento pagou R$ 85 mil em premiações. Estiveram presentes o prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio (Rede), o secretário municipal de Educação, Damázio de Souza Gomes, vereadores do município e outros convidados. Duas bandas de forró tocaram até o amanhecer e marcaram o encerramento da feira.

“Foi uma festa pacífica que uniu indígenas e não-indígenas. O evento mostrou ao poder público o potencial que esta região tem para produzir. Em especial, a coordenação agradece ao prefeito Benísio, que patrocinou e nos ajudou a realizar este evento”, finalizou o vereador Gedeão.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Print

Confira mais ...

Ribeirão vence nos pênalti e é bicampeão do torneio do Uiramutã
Festejo de São Sebastião inicia com fé, esporte e tradição no Uiramutã
Uiramutã finaliza preparativos para o 65º Festejo de São Sebastião
Segurança Reforçada para o 65º Festejo de São Sebastião em Uiramutã
Comerciantes se preparam para o 65º Festejo de São Sebastião em Uiramutã
Obras em Uiramutã vão além dos festejos e beneficiam toda a população, afirma secretário
Uiramutã: A joia turística pouco explorada do extremo Norte de Roraima
Na reabertura da Câmara, prefeito anuncia diálogo com Lula para garantir recursos para Uiramutã
Pular para o conteúdo