Ação de conscientização sobre o manuseio correto do lixo doméstico

A Secretaria Municipal de Saúde de Uiramutã realizou nos dias 11 a 14 de maio, a primeira etapa da Ação de Conscientização sobre o Manuseio Correto do Lixo. O trabalho foi realizado pelas equipes dos setores de ENDEMIAS E VIGILÂNCIA SANITÁRIA do município de uiramutã, com o método de visita casa a casa, e com a supervisão do dono ou responsável do imóvel.

A ação tem como objetivo conscientizar os munícipes da sede de uiramutã, sobre o descarte correto do lixo doméstico nas datas de coleta, e os impactos que podem ser causados se manuseado de maneira inadequada, tanto para o indivíduo quanto para o meio ambiente.

De acordo com o último relatório de levantamento de índice amostral para Aedes Aegypti-LIA (mosquito transmissor da dengue, zika, shikungunya e febre amarela), emitidos pelo NÚCLEO DE CONTROLE DE FEBRE AMARELA E DENGUE DO ESTADO DE RORAIMA, o município apresenta um quantitativo de médio risco para o vetor Aedes Aegypti, muitas destas amostras foram coletadas de lixos domésticos. Há também uma preocupação com o lixo que chega aos igarapés e rios por conta das chuvas frequentes neste inverno, que colocam em risco a saúde das pessoas que vivem na beira destes igarapés e rios, e dependem dessas águas para o seu consumo.

Vale  ressaltar que além dos lixos e entulhos se tornarem um possível criadouro de mosquitos, podem se tornar abrigo ou moradia de insetos e animais silvestres como: ratos, baratas, cobras, lacraus e outros. Por isso, é importante conscientizar a população sobre o manuseio correto do lixo doméstico.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Print

Confira mais ...

Milhares de crianças ganham presente de Natal no Uiramutã
DPE EM AÇÃO
TV GRATUITA
Indígenas discutem políticas públicas em assembleia
Sancionada isenção do IR para quem ganha até 5 salários mínimos
TRE-RR realiza ação itinerante para ampliar acesso a serviços eleitorais no Uiramutã
PRODUÇÃO LITERÁRIA
Funai lança selos para certificar turismo indígena
Acessar o conteúdo