Comunidade indígena Pedra Branca celebra a chegada da eletrificação após anos de espera

No último domingo, dia 19 de março, a comunidade indígena Pedra Branca celebrou com muita alegria e gratidão a chegada da eletrificação até a região. Antes, a comunidade contava apenas com um moto gerador de energia elétrica, que funcionava em horários restritos, das 08h às 11h30 e das 17h às 23h.

Além da comunidade Pedra Branca, outras regiões também foram beneficiadas com a chegada da rede de energia elétrica, como as comunidades Caxiriman, Camararem, Lilás, Tabatinga e as casas às margens da estrada. O secretário de administração, Omério Cavalcante, afirmou que a eletrificação vai trazer grandes benefícios para a comunidade, como a melhoria da qualidade de trabalho na escola e na saúde.

O coordenador do centro Pedra Branca, Gregório, destacou a luta para que a energia chegasse até as comunidades e comemorou a realização desse sonho. Ele também falou sobre os planos futuros para a comunidade, como a construção de uma mercearia e açougue, entre outros empreendimentos.

O prefeito Benísio, por sua vez, fez um breve histórico da chegada da energia nas comunidades. Ele contou que a comunidade, com recursos próprios, adquiriu motores para suprir a necessidade de energia elétrica e que na gestão do ex-prefeito Eliezio, um motor gerador foi adquirido. O deputado Romero Jucar também cedeu um motor gerador que foi recolhido após a ligação da energia.

Para celebrar a conquista, a comunidade recebeu as autoridades com músicas tradicionais, como o parixara, e ofereceu um almoço com bebidas típicas. A inauguração da eletrificação representa um grande avanço para as comunidades indígenas da região, que agora terão mais qualidade de vida e melhores condições para desenvolver seus projetos e empreendimentos.