Em comemoração ao aniversário da Comunidade Indígena Urinduk, que completou 28 anos nessa quinta-feira, dia 24, o prefeito de Uiramutã, Benisio Roberto (Rede), inaugurou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e a reforma e ampliação da Escola Municipal Indígena Anastácio dos Santos.

Durante o evento, o prefeito Benisio ressaltou que as duas estruturas são um marco para a região. Ele destacou que para chegar até a comunidade é preciso fazer a travessia de dois rios, o Waillan e o rio Kanan, uma viagem que dura aproximadamente 3h. No entanto, as dificuldades foram superadas e as obras foram entregues à população.

“Mesmo diante de várias dificuldades, conseguimos inaugurar essas duas importantes obras que irão beneficiar os moradores da Comunidade Indígena Urinduk e regiões próximas. Era um compromisso nosso que foi cumprido”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Conforme um dos agentes de saúde que participou da inauguração da UBS, a unidade de saúde entregue pela prefeitura será de grande utilidade, pois a demanda de pacientes é grande na comunidade.

Além do prefeito, estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito, Jeremias Lima, o secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Lucas Ângelo, secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Vanderlane James, secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Elder Marques, secretário de Articulação Políticas José Novais, secretário de Obras e infraestrutura, Silvanio Alves, secretário de Administração, Omério Cavalcante.

Também marcaram presença o vereador Magno Cunha, vereadora Deuzuita, coordenador da SESAI Zelândes Alberto, coordenador do Centro  Willimon, Elho Afonso, coordenador da região das Serras Amarildo Mota.

Revitalização

A Escola Municipal Indígena Anastácio dos Santos foi totalmente revitalizada e ampliada. Agora, passar a atender 90 alunos, tanto da Comunidade Indígena Urinduk, como também de regiões próximas, como da Guiana.