A Prefeitura Municipal de Uiramutã segue com as ações para coibir a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

No final da tarde dessa sexta-feira, dia 25, as equipes de endemias realizaram mais uma borrifação (fumacê) contra o mosquito transmissor da dengue, nas localidades da sede do município que ainda estavam faltando.

A gestão municipal chama a atenção da população para que todos façam sua parte evitando contribuir para a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Outra ação

Na última segunda-feira, dia 22, as equipes de endemias estiveram atuando na Comunidade Indígena do Mutum, que atualmente sofre com um furto de dengue.

Durante todo o dia, a equipe de endemia visitou várias residências e fez inspeção nos terrenos com o intuito de verificar possíveis focos do mosquito. Na oportunidade, os moradores receberam orientações sobre os devidos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do aedes aegypti.

Além disso, foi feito a coleta de larvas de mosquitos em locais com água parada, bem como a realização de palestras educativas nas escolas sobre os cuidados necessários ao combate à dengue.

Cuidados

– Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;

– Não jogue lixo em terrenos baldios;

– Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;

– Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

– Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;

– Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;

– Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;

– Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;

– Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.