SECRETARIAS MUNICIPAIS REALIZAM AÇÃO AO SETEMBRO AMARELO

A Prefeitura de Uiramutã, através das Secretarias Municipais de Saúde e Saneamento, Educação, Turismo e Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura, Assistência Social, Agricultura e Abastecimento, Assuntos Indígenas e Administração, realizou na última sexta-feira (24/09), uma ação especial para o Setembro Amarelo, com o tema: Unidos pela Vida. O setembro amarelo é um mês voltado a prevenção ao suicídio e valorização a vida, e em tempos de pandemia aumenta a sua relevância, pois os efeitos causados pelo isolamento social têm sido enormes.

A ideia desta ação era promover a prevenção e conscientização sobre a saúde, com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas, adotando um trabalho em conjunto com as demais secretarias municipais de uiramutã. Além de ampliar a cobertura vacinal contra a covid-19 na população, garantindo maior proteção contra os casos leves e graves da doença.

A ação do Setembro Amarelo – Unidos pela Vida, foi na Academia de Saúde e na Praça Mariano Rufino, das 08h as 12 e das 14 às 17h, onde mais de 700 pessoas foram atendidas nos estandes e espaços montados com:
Palestra e roda de conversa (sobre suicídio e valorização a vida);
Mural motivacional
Caixinha do desabafo;
Triagem;
Orientação sobre a dengue e malária;
Sala do empreendedor;
Vacinação contra a covid-19;
Testes rápidos de covid-19 e IST;
Palestra sobre escovação e entrega de kits de higiene bucal;
Atividades recreativas: Vôlei, Bandeirinha, Pintura de desenhos, Corrida de saco, Cabo de guerra, pula-pula.
Pintura facial infantil;
Corte de cabelo;
Sobrancelha;
Manicure;

Além dos estandes com atendimentos das secretarias envolvidas, a ação também teve:
Exposição e venda de artesanatos e panelas de barro;
Apresentação de Dança tradicional indígena;
Apresentação da Brigada Mirim de Uiramutã;
Distribuição de saches de água;
Distribuição de pipoca, suco e cachorro quente;
Participação do CHAME do Município de Uiramutã;
E a equipe do SAMU também esteve presente no local.