CHEGANDO JUNTO”, LEVANDO LONGE

Em Pacaraima, FNDE aproxima Brasília da sala de aula e fortalece a educação no extremo Norte

Na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, o que chegou não foram apenas documentos e discursos: foi presença, escuta e compromisso. Nos dias 26 e 27 de junho, o município de Pacaraima, no extremo Norte de Roraima, foi palco do evento “FNDE Chegando Junto”, uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação que tem um propósito claro: chegar onde é mais difícil, para garantir que a educação também alcance quem mais precisa.

Realizado no Centro Educacional de Cultura e Desporto, o encontro reuniu gestores dos 15 municípios roraimenses, entre eles o secretário de Educação do Uiramutã, Damázio de Souza Gomes, o secretário adjunto Joeverson Sales e a equipe técnica da pasta. Durante dois dias, o evento promoveu oficinas, rodas de esclarecimento e atendimento direto sobre os programas federais de educação, como o PNAE (merenda escolar), o PNATE (transporte escolar), obras escolares e o sistema de prestação de contas do SIMEC.

“O FNDE veio não só para orientar, mas para ouvir. É uma via de mão dupla. E para nós, que estamos em territórios mais distantes, isso faz toda a diferença”, afirmou um dos participantes.

A proposta do programa “Chegando Junto” é simples e poderosa: levar o FNDE até o território, ao invés de esperar que os municípios enfrentem longas distâncias e burocracias para serem atendidos em Brasília. Em locais como Pacaraima — com seus desafios logísticos, fronteiriços e culturais — essa inversão de rota representa mais que técnica: representa justiça educacional.

Entre planilhas e projetos, surgiram também conexões humanas. Os técnicos da autarquia federal se aproximaram das realidades locais e ouviram de perto os gargalos e as soluções encontradas por quem está no dia a dia da gestão escolar.

“É nessa troca que construímos uma educação mais forte, com base no que cada município realmente precisa”, destacou um representante do FNDE.

O evento também marcou o início de uma nova fase de monitoramento mais próximo, que deve se repetir em outras regiões do país.

Em Pacaraima, onde a escola é muitas vezes o único elo entre comunidades isoladas e o mundo, o FNDE chegou não como visitante, mas como parceiro de caminhada. E quando se trata de educação, caminhar junto é o primeiro passo para transformar destinos.

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