Uiramutã forma 1ª turma indígena de Técnicos em Enfermagem

Uiramutã formou na tarde de hoje, dia 4, a primeira turma indígena de Técnico em Enfermagem de Roraima. O curso modular foi ministrado a 20 alunos pela escola técnica Unicless, em parceria com a prefeitura do Uiramutã. Daqui a três meses mais 12 indígenas do município também se formarão.

O diretor da escola técnica Unicless, Fabrício Martins, explicou que os alunos receberam a formação em Boa Vista, mas fizeram a qualificação profissional no Uiramutã. “Vale ressaltar que tivemos 100% de apoio da prefeitura, o que nos permitiu formar a primeira turma indígena de Técnico em Enfermagem de Roraima”, observou Martins.

A formatura ocorreu no malocão da comunidade indígena Uiramutã, ao lado da sede do município. Formaram a mesa de autoridades, o prefeito Tuxaua Benísio (REDE), os secretários municipais Damásio de Souza Gomes (Educação) e José Novaes (Articulação Política), além do tuxaua da comunidade Uiramutã, Orlando Pereira da Silva, e do diretor da escola técnica da Unicless, professor Fabrício Martins.

Em seu discurso, Tuxaua Benísio falou das dificuldades do município na área da Saúde, por isso parabenizou os formandos que, segundo ele, agora estão habilitados para atuar no Uiramutã como técnicos em enfermagem.

O secretário municipal de Educação, Damásio de Souza Gomes, anunciou durante o evento que ainda este ano haverá um curso de Educação na área de saúde na comunidade indígena Uiramutã.

“Vocês, formandos, agora estão aptos a trabalharem na área da Saúde. Aproveito para agradecer ao prefeito Benísio pelo apoio, parceria e investimentos que vem fazendo para a realização desses importantes cursos em nosso município. Está de parabéns”, elogiou Damásio.

Em seguida, em seu discurso, o tuxaua da comunidade indígena Uiramutã, Orlando Pereira da Silva, também agradeceu o incentivo que seu povo vem recebendo da prefeitura. “Hoje nossos jovens podem realizar seus sonhos aqui mesmo, estudando e se formando. Me sinto muito feliz por mais esta turma formada”, disse o tuxaua, emocionado.

Após o discurso das autoridades, os formandos fizeram juramento, receberam certificado e assinaram uma ata. O diretor da escola Unicless mais uma vez agradeceu a todos, em especial a comunidade indígena e a família de cada formando que, de acordo com ele, se esforçou e apoiou os alunos durante o curso. “E esse é o resultado do esforço de todos vocês. Estão de parabéns!”.

O prefeito Benísio discursou mais uma vez e encerrou a festa de formatura, agradecendo a comunidade indígena Uiramutã e a parceira instituição de ensino Unicless.

“Nosso povo ainda é carente em cursos, por isso vou trabalhar para continuar formando nossos jovens. Quero aqui dizer que Uiramutã está de braços abertos para fazer novas parcerias que contribuam com o nosso desenvolvimento. Vocês todos estão de parabéns”, elogiou o prefeito.

Notícias boas

Durante entrevista, o secretário municipal de Educação, Damásio de Souza Gomes, disse que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd) já começou esta semana a entregar merenda nas escolas municipais. A distribuição ocorrerá até o próximo sábado, dia 8, para todas as unidades de ensino do Uiramutã, inclusive as que ficam em regiões de difícil acesso.

Damásio adiantou também que ainda esta semana, a Semecd irá fazer a segunda chamada de professores e pessoal de apoio que participaram do processo seletivo da Educação. O ano letivo na rede municipal de ensino não sofreu alteração e vai começar como o previsto, no dia 10 deste mês.

A Semecd também já organiza, adiantou o secretário, um seletivo específico para contratar profissionais exclusivos que trabalharão na creche, na sede do município. O processo provavelmente vai acontecer na primeira quinzena de março. A previsão é que a creche comece a funcionar em abril deste ano.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Print

Confira mais ...

Ribeirão vence nos pênalti e é bicampeão do torneio do Uiramutã
Festejo de São Sebastião inicia com fé, esporte e tradição no Uiramutã
Uiramutã finaliza preparativos para o 65º Festejo de São Sebastião
Segurança Reforçada para o 65º Festejo de São Sebastião em Uiramutã
Comerciantes se preparam para o 65º Festejo de São Sebastião em Uiramutã
Obras em Uiramutã vão além dos festejos e beneficiam toda a população, afirma secretário
Uiramutã: A joia turística pouco explorada do extremo Norte de Roraima
Na reabertura da Câmara, prefeito anuncia diálogo com Lula para garantir recursos para Uiramutã
Pular para o conteúdo