O prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio (REDE), inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 22, mais uma escola municipal indígena, a Mãe Eliza de Lima, na comunidade indígena Uiramutã, ao lado da sede do município. A nova unidade, com duas salas de aula, secretaria, copa, cozinha e área externa, vai atender 60 alunos do Ensino Infantil.
A festa de inauguração contou com a presença de secretários e gestores municipais, lideranças indígenas e moradores. Emocionado em seu discurso, o tuxaua da comunidade Uiramutã, Orlando Pereira da Silva, disse que com os devidos investimentos que estão alavancando a Educação municipal, Uiramutã caminha para ter seus próprios doutores.
“A atual gestão municipal já nos deu um posto de saúde e agora uma escola também novinha. Confesso que já estava desanimado porque essa nossa reivindicação era antiga, mas o prefeito Benísio assumiu, trabalhou e cumpriu com sua palavra. Está de parabéns, ele e seus secretários. Então, peço à minha comunidade que cuide da escola”, ressaltou o tuxaua Orlando.
Além do prefeito e da primeira-dama, dona Nailza Aliandro, também compareceram à solenidade, os secretários municipais: Damázio de Souza Gomes (Educação), Gerocina Pereira da Silva (adjunta); Eloíza Cavalcante (Administração); Omério Cavalcante de Lima (Assistência Social); José Novais Pereira da Silva (Articulação Política); Lucas Ângelo (Saúde); Silvânio Alves dos Santos (Obras e Infraestrutura); Silas Cavalcante Abelardo (Meio Ambiente e Turismo); Neudo Joaquim Marques (Assuntos Indígenas), Geomir Melquior Messias (adjunto); e Erlize José de Souza (Chefe de Gabinete). O chefe da Defesa Civil do Uiramutã, Julimar Sena, também esteve presente.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Silvânio dos Santos, lembrou que a escola municipal indígena Mãe Eliza de Lima funciona há 18 anos por decreto em uma das primeiras comunidades indígenas do Uiramutã. Ele informou que a meta agora é focar nas comunidades indígenas mais antigas. “E a próxima escola municipal será inaugurada no próximo mês, na comunidade indígena Serra do Sol”, avisou.
A solenidade de inauguração começou com a formação da mesa de autoridades, composta pelo tuxaua da comunidade Uiramutã, Orlando da Silva e seu vice, Cosmo de Souza; pela professora Jocivânia, responsável pela escola municipal indígena Mãe Eliza de Lima, pelo secretário de Obras, Silvânio dos Santos; pelo secretário de Educação, Damázio de Souza Gomes, e sua vice, Gerocina Pereira, pelo prefeito Tuxaua Benísio e pela primeira-dama, dona Nailza Aliandro.
Em seguida, o prefeito Benísio, acompanhado do tuxaua Orlando e do secretário Damázio, hastearam as bandeiras do Brasil, de Roraima e do Uiramutã. Todos as autoridades e o público cantaram o hino do município. Depois, a professora Tereza fez uma oração de agradecimento. Em nome de toda a comunidade, a responsável pela escola, professora Jocivânia, presenteou o secretário Damázio e o prefeito Benísio com camisas personalizadas.
Em seu discurso, o secretário Damázio falou da importância da entrega de mais uma escola municipal, que vai atender 60 alunos da comunidade indígena Uiramutã. Ele parabenizou o prefeito Benísio pelos investimentos na área da Educação.
“Mais uma missão cumprida”
O prefeito Benísio discursou em seguida. Ele disse que estava muito alegre porque havia cumprido mais uma missão com muita responsabilidade e compromisso.
“Depois de 18 anos inauguramos a escola municipal nesta comunidade, mesmo enfrentando muitas dificuldades, porque não é fácil construir aqui. Mas já fizemos escola levando areia até de canoa, na comunidade indígena São Luiz, do outro lado do rio Cotingo. Portanto, não é fácil, mas superamos os desafios e cada vez mais levamos desenvolvimento e melhorias para o nosso povo. Então, cuidem e zelem por esta escola”, ressaltou o prefeito.
Antes de encerrar o discurso, Tuxaua Benísio adiantou que até 2028 pretende construir 30 escolas em várias comunidades indígenas do Uiramutã. “Também já estamos providenciando iluminação pública segura para esta comunidade”, adiantou o prefeito, muito aplaudido.
Após os discursos, o prefeito, secretários e tuxauas cortaram a faixa de inauguração da escola municipal indígena Mãe Eliza de Lima e depois descerraram a placa. Em seguida, a seleção de futebol da Prefeitura enfrentou o time da comunidade. Depois, foi servido um almoço para todos no malocão da comunidade.