Público-alvo foi crianças de zero a seis anos; durante as atividades, educadores encenaram uma peça teatral com fantoches
Coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação do Uiramutã (Semecd) realizaram, na manhã desta sexta-feira, dia 26, palestras e outras atividades relacionadas à 1ª Infância. O tema central foi a Parentalidade Positiva. O evento, que ocorreu na escola municipal Antônio Rodrigues, na sede do município, reuniu dezenas de alunos, pais e professores.
A ação está dentro da programação do Selo Unicef porque Uiramutã aderiu mais uma vez a inciativa para o ciclo 2025-2028, após ter sido aprovado na edição passada 2021-2024, por avanços em políticas públicas para crianças e adolescentes.
O público-alvo desta vez foi crianças de zero a seis anos. Durante as atividades, a equipe da Semecd encenou uma peça teatral com fantoches. A dinâmica despertou a curiosidade das crianças. Também foram discutidos temas relevantes, como a autonomia e interação entre pais e filhos.
Orientadora pedagógica da Semecd, Ana Cláudia Dias informou que a iniciativa deve acontecer em todas as escolas municipais do Uiramutã. A comunidade indígena Água Fria, distante a aproximadamente 70 quilômetros da sede, já recebeu as ações da 1° Infância. Os próximos polos a receber são: Flexal e sede. A previsão é que as atividades aconteçam ainda este ano.
A coordenadora pedagógica Franciele da Silva recepcionou os participantes e depois desenvolveu a dinâmica do “quebra-gelo” para deixar o público mais relaxado. “Nessa atividade, os pais falaram da interação com os filhos”, explicou.
A coordenadora de Divisão, Marizângela Gomes, é a responsável na Semecd pelo desenvolvimento infantil de crianças de zero a seis anos.
O secretário de Educação do Uiramutã, Damázio de Souza Gomes, adiantou que os profissionais do município, envolvidos com a 1ª Infância, vão continuar participando de capacitações com o objetivo de desenvolver um plano de ação que mobilizará toda a comunidade para melhorar os indicadores sociais do município.
“Investir na 1ª Infância é a estratégia mais eficaz para quebrar o ciclo da violência e da desigualdade social. Por isso, é essencial garantir o acesso a saúde, educação e alimentação, proporcionando assim um ambiente seguro e estimulante para a criança florescer de forma saudável. Esse é nosso objetivo e estamos trabalhando para isso”, finalizou o secretário.