Duda Ramos assumiu o compromisso de alocar recursos para a perfuração de poços artesianos em 18 comunidades do Uiramutã

O prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio (Rede) recebeu em seu gabinete, na manhã do domingo, dia 28, o deputado federal Duda Ramos (MDB-RR). Lideranças indígenas de várias comunidades do município também participaram da reunião. A pauta mais discutida girou em torno da estiagem.
O deputado se comprometeu a alocar recursos em Brasília para ampliar a rede de abastecimento de água com a perfuração de poços artesianos em 18 comunidades indígenas do Uiramutã. A medida, segundo ele, vai amenizar os impactos da seca na região.
O investimento na agricultura familiar também entrou em discussão. Contudo, neste primeiro momento, de acordo com o deputado, a prioridade é preparar Uiramutã para a estiagem, que todo ano atinge várias comunidades indígenas do município.
Também participaram da reunião, na sede da Prefeitura, o vice-prefeito Jeremias Lima, a chefe de Gabinete Erlize de Souza e lideranças indígenas das comunidades Maracanã, Flexal, Água Fria, Pedra Branca, Monte Moriá I e Monte Moriá II.
Sobre a perfuração de novos poços artesianos, o deputado adiantou que vai visitar na próxima semana, 18 comunidades indígenas do Uiramutã, além de outras 10 localidades que também solicitaram apoio do parlamentar.
Na ocasião, Duda Ramos anunciou uma emenda parlamentar de R$ 17,9 milhões, destinada à construção de uma praça pública e para implantação de sistemas de energia solar fotovoltaicas com baterias em comunidades que ainda não têm acesso à eletricidade.
O prefeito Benísio ressaltou a importância da aproximação do deputado com as lideranças locais. “Queremos aproximar o deputado dos nossos tuxauas para que juntos possamos trocar experiências e formar uma grande rede de apoio. Essa parceria é fundamental para que as comunidades tenham voz, sejam ouvidas e recebam investimentos que transformem a vida do nosso povo”, destacou o prefeito.
Duda Ramos reafirmou seu compromisso em dialogar diretamente com os tuxauas. “A proposta é apoiar a execução de projetos essenciais para garantir qualidade de vida às comunidades indígenas”, finalizou.