Palestra sobre atuação da Polícia Militar na proteção à criança e ao adolescente é realizada em Uiramutã

No último dia 28 de fevereiro de 2023, o Cabo da Polícia Militar Sr. Silva Level ministrou parte de um curso voltado para futuros Conselheiros Tutelares, na Escola Municipal Antônio Rodrigues em Uiramutã. O convite para a participação do PM partiu do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uiramutã e Articulador do Projeto Selo UNICEF, Giovany Sacramento. O convite foi prontamente aceito pelo SGT Ramos, parceiro das ações e programações da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do município, bem como da Prefeitura Municipal.

Durante a palestra, o CB PM Silva Level abordou a atuação da Polícia Militar junto ao Conselho Tutelar e à Rede de Proteção. A Rede de Proteção é composta pela Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública e Participação Popular, por meio de associações e conselhos. O PM destacou a extrema importância de uma boa articulação e integração entre os vários atores da Rede de Proteção, uma vez que sem isso certamente a Rede se enfraquece, e quem perde é sempre a criança e o adolescente.

Além disso, o CB Level ressaltou a importância das denúncias por parte da Educação, Saúde e população em geral, lembrando do caráter anônimo de tais denúncias. O Prefeito Benísio Roberto de Souza agradeceu à prontidão com a qual a Polícia Militar sempre atende às demandas do município e acrescentou que a união de esforços da Rede é o início de bons resultados para a Proteção à Criança e ao Adolescente.

O evento foi de grande importância para a cidade de Uiramutã, visto que a atuação do Conselho Tutelar e da Rede de Proteção é de extrema importância para garantir os direitos e a proteção de crianças e adolescentes. A participação da Polícia Militar, por sua vez, reforça a necessidade da integração entre as diferentes entidades que compõem a Rede de Proteção, bem como a importância da denúncia por parte da população e dos profissionais da Educação e Saúde. Certamente, a palestra do CB PM Silva Level contribuiu para a formação dos futuros Conselheiros Tutelares e fortaleceu ainda mais a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Uiramutã.