Palestras promovem conscientização sobre Janeiro Branco e Janeiro Roxo

Como parte das atividades do Janeiro Roxo e Janeiro Branco, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Prefeitura Municipal de Uiramutã, realizou no último dia 12, palestras de conscientização sobre a hanseníase e também sobre saúde mental para agentes comunitários de saúde e população em geral.

A campanha Janeiro Roxo busca conscientizar sobre as manifestações clínicas da hanseníase, e alertar para importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença. Já a campanha Janeiro Branco, visa chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, da sociedade e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental das pessoas.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Zelandes Oliveira, “É importante levar informação sobre a hanseníase, porque ela é rodeada de mitos, o que muitas vezes é motivo de preconceito. Então, o objetivo foi falar mais sobre a doença, transmissão, sintomas e seu tratamento”.

A saúde mental também passa por essa questão de preconceito e falta de informação. O secretário explica que é essencial entender que os problemas de ordem emocional são tão sérios quanto as doenças físicas. “Principalmente neste momento que estamos passando por uma pandemia, muitas pessoas adoeceram mentalmente, por isso é importante falar sobre assuntos como a depressão e a ansiedade e incentivar as pessoas a procurarem tratamento psicológico” complementou.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Confira mais ...

Eleição do Conselho Tutelar já tem nova data
Prefeitura inaugura escola na comunidade indígena Barrerinha
Festejo de São Sebastião reuni 7 mil pessoas
Conselho adia data de votação para conselheiro tutelar em Uiramutã
Secretário municipal de saúde de Uiramutã integrou comitiva do presidente Lula em Roraima
Vereadores aprovam abono do Fundeb para servidores da Educação
Prefeitura inaugura escola na comunidade Maracanã I
Equipe da Seinf realiza georreferenciamento do novo aeródromo em Uiramutã