Palestras promovem conscientização sobre Janeiro Branco e Janeiro Roxo

Como parte das atividades do Janeiro Roxo e Janeiro Branco, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Prefeitura Municipal de Uiramutã, realizou no último dia 12, palestras de conscientização sobre a hanseníase e também sobre saúde mental para agentes comunitários de saúde e população em geral.

A campanha Janeiro Roxo busca conscientizar sobre as manifestações clínicas da hanseníase, e alertar para importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença. Já a campanha Janeiro Branco, visa chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, da sociedade e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental das pessoas.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Zelandes Oliveira, “É importante levar informação sobre a hanseníase, porque ela é rodeada de mitos, o que muitas vezes é motivo de preconceito. Então, o objetivo foi falar mais sobre a doença, transmissão, sintomas e seu tratamento”.

A saúde mental também passa por essa questão de preconceito e falta de informação. O secretário explica que é essencial entender que os problemas de ordem emocional são tão sérios quanto as doenças físicas. “Principalmente neste momento que estamos passando por uma pandemia, muitas pessoas adoeceram mentalmente, por isso é importante falar sobre assuntos como a depressão e a ansiedade e incentivar as pessoas a procurarem tratamento psicológico” complementou.

Eleição do Conselho Tutelar já tem nova data
Prefeitura inaugura escola na comunidade indígena Barrerinha
Festejo de São Sebastião reuni 7 mil pessoas
Conselho adia data de votação para conselheiro tutelar em Uiramutã