Prefeitura de Uiramutã entrega três obras importantes para a população

A manhã desta sexta-feira, dia 1º, foi marcada pela entrega de três obras importantes no município de Uiramutã. A Prefeitura fez a inauguração da sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD), da ponte sobre o igarapé Uiramutã, e da unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A conclusão e entrega das obras era um compromisso firmado pela gestão do prefeito de Uiramutã, Benisio Roberto (Rede), que saiu do papel e se tornou realidade. As estruturas representam mais investimentos, principalmente no setor da Educação, Saúde e infraestrutura. Uma das primeiras obras entregues hoje foi a ponte sobre o Igarapé Uiramutã, localizada na vicinal Caracanã. Além de melhorar o tráfego de veículos, a estrutura contribui para o desenvolvimento da região. A previsão de término era de 90 dias, mas foi concluída em cerca de dois meses, atendendo todos as exigências de segurança e qualidade. Outra obra importante entregue pela prefeitura foi o prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A unidade foi construída para proporcionar melhorias no atendimento de toda comunidade e região. Por último, foi reinaugurado a sede da Secretaria de Educação, que passou por diversas melhorias, sendo totalmente revitalizada. Nos últimos meses, o prédio passou por diversas melhorias, como: manutenção e reparos, além de pintura e outros trabalhos. Com isso, a secretaria passa a oferecer uma melhor estrutura de trabalho para os servidores.
Prefeitura de Uiramutã firma parceria para ação de multivacinação

Em evento realizado nessa segunda-feira, dia 28, a Prefeitura de Uiramutã, juntamente com outros dois municípios que fazem fronteira com a Guiana, firmou parceria para ação de multivacinação. Além de Uiramutã, aderiram ao acordo para multivacinação transfronteiriça, os municípios de Normandia e Bonfim. Participaram da reunião, que ocorreu em Normandia, o prefeito de Uiramutã, Benisio Roberto, secretário de Saúde, Lucas Ângelo, coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Uiramutã, Amanda Ávila. Também estiveram presentes o prefeito de Normandia, Wenston Raposo, secretário Adjunto de Saúde de Bonfim, Jander Vieira. Além destes, a superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Andrea Rosavo, e a coordenadora Geral de Vigilância em saúde, Valdirene Cruz, bem como representantes do país vizinho.
Prefeitura de Uiramutã intensifica ações de combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura Municipal de Uiramutã segue com as ações para coibir a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. No final da tarde dessa sexta-feira, dia 25, as equipes de endemias realizaram mais uma borrifação (fumacê) contra o mosquito transmissor da dengue, nas localidades da sede do município que ainda estavam faltando. A gestão municipal chama a atenção da população para que todos façam sua parte evitando contribuir para a proliferação do mosquito aedes aegypti. Outra ação Na última segunda-feira, dia 22, as equipes de endemias estiveram atuando na Comunidade Indígena do Mutum, que atualmente sofre com um furto de dengue. Durante todo o dia, a equipe de endemia visitou várias residências e fez inspeção nos terrenos com o intuito de verificar possíveis focos do mosquito. Na oportunidade, os moradores receberam orientações sobre os devidos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do aedes aegypti. Além disso, foi feito a coleta de larvas de mosquitos em locais com água parada, bem como a realização de palestras educativas nas escolas sobre os cuidados necessários ao combate à dengue. Cuidados – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; – Não jogue lixo em terrenos baldios; – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
No aniversário da Comunidade Urinduk, prefeito Benisio entrega UBS e escola reformada

Em comemoração ao aniversário da Comunidade Indígena Urinduk, que completou 28 anos nessa quinta-feira, dia 24, o prefeito de Uiramutã, Benisio Roberto (Rede), inaugurou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e a reforma e ampliação da Escola Municipal Indígena Anastácio dos Santos. Durante o evento, o prefeito Benisio ressaltou que as duas estruturas são um marco para a região. Ele destacou que para chegar até a comunidade é preciso fazer a travessia de dois rios, o Waillan e o rio Kanan, uma viagem que dura aproximadamente 3h. No entanto, as dificuldades foram superadas e as obras foram entregues à população. “Mesmo diante de várias dificuldades, conseguimos inaugurar essas duas importantes obras que irão beneficiar os moradores da Comunidade Indígena Urinduk e regiões próximas. Era um compromisso nosso que foi cumprido”, destacou o chefe do Executivo Municipal. Conforme um dos agentes de saúde que participou da inauguração da UBS, a unidade de saúde entregue pela prefeitura será de grande utilidade, pois a demanda de pacientes é grande na comunidade. Além do prefeito, estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito, Jeremias Lima, o secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Lucas Ângelo, secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Vanderlane James, secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Elder Marques, secretário de Articulação Políticas José Novais, secretário de Obras e infraestrutura, Silvanio Alves, secretário de Administração, Omério Cavalcante. Também marcaram presença o vereador Magno Cunha, vereadora Deuzuita, coordenador da SESAI Zelândes Alberto, coordenador do Centro Willimon, Elho Afonso, coordenador da região das Serras Amarildo Mota. Revitalização A Escola Municipal Indígena Anastácio dos Santos foi totalmente revitalizada e ampliada. Agora, passar a atender 90 alunos, tanto da Comunidade Indígena Urinduk, como também de regiões próximas, como da Guiana.
Prefeito Benisio se reúne com governador em busca de melhorias para o Uiramutã

O prefeito de Uiramutã, Benisio Roberto (Rede), participou de uma reunião no início desta semana com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo do Estado. Benisio articulou junto ao chefe do Executivo Estadual ajuda e apoio para levar melhorias ao município de Uiramutã. Durante o encontro, o prefeito pontuou algumas situações que necessitam ser solucionadas com a ajuda do Poder Público Estadual. Dentre as demandas apresentadas, foi destacada a nova pista do aeródromo, pontes e melhorias das estradas da comunidade indígena do Mutum. Ao final da reunião, o governador Denarium se comprometeu em ajudar o município e atender todas as demandas apresentadas pelo prefeito Benisio.
Reunião aborda demandas sobre a cooperativa coop AGRIN WAYAKA

Foi realizado nessa terça-feira, dia 22, na comunidade indígena Monte Moriá 1, uma reunião que teve como objetivo tratar sobre as demandas da cooperativa coop AGRIN WAYAKA. Dentre os acordos firmados, o secretário municipal de Assuntos Indígenas, Neudo Joaquim Marques, ficou responsável para fazer o cadastro da população que querem se envolver na cooperativa. Ficou definido, ainda, que o prazo das inscrições será até o dia 5 de setembro. Além do secretário de Assuntos Indígenas, a reunião contou com a participação do presidente da cooperativa, Renison Galé, e da representante da SEPI, Leidimara Moura. Ao todo, marcaram presenta 53 participantes, sendo 7 tuxauas.
Prefeitura promove ação de combate ao mosquito da dengue na comunidade do Mutum

A Prefeitura Municipal de Uiramutã realizou nessa segunda-feira, dia 21, na comunidade indígena do Mutum, uma ação de conscientização e combate ao mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Durante todo o dia, a equipe de endemia visitou várias residências e fez inspeção nos terrenos com o intuito de verificar possíveis focos do mosquito. Na oportunidade, os moradores receberam orientações sobre os devidos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do aedes aegypti. Além disso, foi feito a coleta de larvas de mosquitos em locais com água parada, bem como a realização de palestras educativas nas escolas sobre os cuidados necessários ao combate à dengue. A comunidade indígena do Mutum foi escolhida propositalmente para receber a ação, uma vez que faz fronteira com a Guiana e atualmente sofre com um surto da doença. Cuidados – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; – Não jogue lixo em terrenos baldios; – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência;
Prefeitura de Uiramutã investe na Educação e entrega escola reformada e ampliada

Em solenidade realizada na manhã do último sábado, dia 19, na comunidade Taboca, a prefeitura de Uiramutã entregou à população a Escola Municipal Indígena São Lucas Rodrigues, totalmente reformada e ampliada para atender uma maior quantidade de estudantes. A revitalização era uma demanda antiga dos moradores, mas que agora, graças aos investimentos da prefeitura, saiu do papel. Desde que assumiu a gestão do município, o prefeito Benisio Roberto (Rede) tem focado em proporcionar uma educação com maior qualidade de ensino e estrutura adequada para todos. Durante a entrega da escola, o chefe do Executivo Municipal destacou que a Educação é uma prioridade do seu mandato e que segue investindo no setor para que outras unidades de ensino também sejam revitalizadas e outras construídas. Reforma Na Escola Indígena São Lucas Rodrigues foram realizadas várias melhorias, como a ampliação da estrutura, pintura, piso, além de janelas e portas novas. Agora, a unidade possui todas as condições para a realização de ensino e aprendizagem.
Prefeitura de Uiramutã realiza Dia ‘D’ da campanha de multivacinação

A Prefeitura de Uiramutã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, realizou nesse sábado, dia 19, o Dia “D” da campanha de multivacinação, que ocorreu durante todo o dia na UBS José Júlio. No total, foram aplicadas 38 doses de vacinas. Preocupada em cuidar das pessoas do município, a secretaria de Saúde está focada em imunizar toda a população da região. As ações são realizadas não só na sede de Uiramutã, mas também em outras localidades, como nas comunidades mais afastadas. O Dia “D” de vacinação é uma ação do Ministério da Saúde, que tem como objetivo reforçar a importância da vacina, especialmente em crianças e adolescentes. A campanha destaca a segurança dos imunizantes e a importância de manter a carteirinha de vacinação atualizada.
Segunda edição do Arraiá das Serras começa nesta sexta-feira

A Prefeitura de Uiramutã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta sexta e sábado (18 e 19 de agosto), o tão aguardado Arraiá das Serras, que este ano chega a sua segunda edição e cada vez mais se consolida como tradição na região.O evento corre na quadra poliesportiva do município, com início às 19h. A programação conta com show de Kikinho Bagaceiro e Bicho de Pé, além da apresentação de quadrilhas e desfile da Rainha Caipira e Rei Matuto.Já no segundo dia a festa inicia com a degustação da tradicional Damurida, comida típica e considerada como um dos símbolos da gastronomia indígena de Roraima. Em seguida, terá a apresentação de quadrilhas e muita diversão com o show de Kikinho Bagaceiro e Forrozim Bom d+.Confira a programação completa:Sexta-feira, dia 18.