CRAS do Uiramutã retoma atendimento presencial das atividades

Depois de muito tempo sem funcionamento devido a pandemia, a Prefeitura Municipal de Uiramutã, por meio de sua Secretaria Municipal Assistência Social, retornou com as atividades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, nesta quinta-feira, 7. A equipe técnica responsável, realizou uma ação com a participação de 30 pessoas. Nessa retomada dos atendimentos participaram os idosos e as crianças, além das atividades físicas com os idosos, supervisionadas por todos os profissionais. “Esse retorno das atividades é extremamente importante não somente para os grupos, mas também para a equipe. E isso é só o começo do que vem pela frente”, destacou a coordenadora do Cras, Raquel Abade.
Prefeitura realiza cadastro do Programa Auxílio Brasil na comunidade de São Matheus

Com as mudanças do programa Bolsa Família para Auxílio Brasil, faz-se necessário o recadastramento das famílias, mesmo as que já estavam cadastradas no antigo programa, além de atualizações e cadastros de novas famílias. Ação acontece até está sexta-feira (11) Para que todas as famílias que têm direito ao benefício possam estar aptas a recebê-lo e conhecendo as dificuldades de deslocamento dos moradores da comunidade São Matheus, a Prefeitura de Uiramutã por meio secretaria Municipal de Assistência Social vem se empenhando em levar o atendimento ao maior número de comunidades possível. Na comunidade estão sendo ofertados os serviços de cadastrados e atualização no Cadastro Único, Palestra é Orientações com Técnicas de Referência, juntamente com o inclusão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Estão participando da ação o tuxaua Martins, Secretária Municipal de Assistência Social Vivian Mafra, Supervisora de Programa Mileide Carneiro, coordenador Abner Pedro digitadora Fabiana e entrevistador Robson do auxílio Brasil, técnicas de referência do CRAS Raiane, CREAS Jane Meire e Marilucielle e Edivaldo Pereira Motorista da Secretaria.
Moradores da comunidade Pedra Branca recebem benefício social

Dando continuidade as entregas do projeto emergencial Cesta da Família, a Prefeitura Municipal de Uiramutã, por meio das ações sociais da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) está contemplando os moradores da comunidade Pedra Branca , nesta terça-feira (8). A entrega das cestas contou com o apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Tuxaua do Pedra Branca Jaime Rafael, equipe do Setrabes, secretaria de Assistência Social Vivian da Silva Mafra, Prefeito Benizio Roberto de Souza e a Primeira Dama Nailza Aliandro. O prefeito Benizio, enfatizou que o benefício atende as famílias que no momento, se encontram em situação de vulnerabilidade, agravada neste período de pandemia. “ O intuito da entrega destas cestas é garantir que este alimento possa chegar para quem realmente precisa do benefício”, destacou o prefeito.
SECRETARIAS MUNICIPAIS REALIZAM AÇÃO AO DIA DA CRIANÇA

A Prefeitura Municipal de Uiramutã, através das Secretarias Municipais deSaúde e Saneamento, Assistência Social e Educação, Cultura e Desporto, e com aparceria da Defesa Civil, Chame e PEF (6º Pelotão Especial de Fronteriras),realizou no dia 14 de outubro, uma ação ao dia da criança com o tema “Mundoda Fantasia”. A ideia desta ação era proporcionar às crianças de Uiramutã, um diaagradável, cheio de diversão, brincadeiras lúdicas, gincana, palestras eatendimentos voltados à saúde infantil. A ação Mundo da Fantasia, foi realizada na Academia de Saúde e na PraçaMariano Rufino, das 08h às 12 e das 14 às 17h, onde mais de 300 criançasparticiparam da ação. A SEMSA – Secretaria de Saúde e Saneamento realizou: 141 Atendimentos Odontológicos que inclui: avaliação odontológica, palestra,entrega de Kits de higiene bucal, aplicação de flúor e orientação bucalindividual;211 Administração de Antiparasitário;18 Administração de Sulfato Ferroso em crianças de 04 a 24 meses;215 Atendimentos de Puericultura;114 Atendimento de Acuidade Visual;110 Aplicações de Vacina e Atualização do Cartão Vacinal. Além de todas as atividades desenvolvidas, vale ressaltar que haviam equipes fazendo ocontrole social, e todos os locais de atendimentos e de atividades recreativas contavamcom recipientes com álcool em gel para higienização das mãos.
SECRETARIAS MUNICIPAIS REALIZAM AÇÃO AO SETEMBRO AMARELO

A Prefeitura de Uiramutã, através das Secretarias Municipais de Saúde e Saneamento, Educação, Turismo e Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura, Assistência Social, Agricultura e Abastecimento, Assuntos Indígenas e Administração, realizou na última sexta-feira (24/09), uma ação especial para o Setembro Amarelo, com o tema: Unidos pela Vida. O setembro amarelo é um mês voltado a prevenção ao suicídio e valorização a vida, e em tempos de pandemia aumenta a sua relevância, pois os efeitos causados pelo isolamento social têm sido enormes. A ideia desta ação era promover a prevenção e conscientização sobre a saúde, com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas, adotando um trabalho em conjunto com as demais secretarias municipais de uiramutã. Além de ampliar a cobertura vacinal contra a covid-19 na população, garantindo maior proteção contra os casos leves e graves da doença. A ação do Setembro Amarelo – Unidos pela Vida, foi na Academia de Saúde e na Praça Mariano Rufino, das 08h as 12 e das 14 às 17h, onde mais de 700 pessoas foram atendidas nos estandes e espaços montados com:Palestra e roda de conversa (sobre suicídio e valorização a vida);Mural motivacionalCaixinha do desabafo;Triagem;Orientação sobre a dengue e malária;Sala do empreendedor;Vacinação contra a covid-19;Testes rápidos de covid-19 e IST;Palestra sobre escovação e entrega de kits de higiene bucal;Atividades recreativas: Vôlei, Bandeirinha, Pintura de desenhos, Corrida de saco, Cabo de guerra, pula-pula.Pintura facial infantil;Corte de cabelo;Sobrancelha;Manicure; Além dos estandes com atendimentos das secretarias envolvidas, a ação também teve:Exposição e venda de artesanatos e panelas de barro;Apresentação de Dança tradicional indígena;Apresentação da Brigada Mirim de Uiramutã;Distribuição de saches de água;Distribuição de pipoca, suco e cachorro quente;Participação do CHAME do Município de Uiramutã;E a equipe do SAMU também esteve presente no local.
Parceria da Associação da comunidade Maturuca

Prefeitura Municipal de Uiramutã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS,recebeu hoje 25 de agosto produtos através da CONAB- Produto Nacional de Abastecimento, dos agricultores da comunidade de Maturuca. O presidente da Associação o senhor Denison pereira de Souza fez a entrega.
Apoio técnico do Estado

Prefeitura municipal de Uiramutã,Hoje (24/8/2021), na SEMAS, a Sec. Mun. de Assistência Social – Víviam Mafra – e o Pres. do CMDCA – Giovany Sacramento – receberam o Secretário Executivo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima – André Paz. O assunto girou em torno do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) e do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência.
Vl conferência Municipal de Assistência social

A prefeitura Municipal de Uiramutã, está realizando hoje dia 19 /08/2021 a VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL de ASSISTÊNCIA SOCIAL.Com o tema: ” ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITO DO POVO E DEVER DO ESTADO, COM FINANCIAMENTO PÚBLICO para ENFRENTAR A DESIGUALDADE E GARANTIR PROTEÇÃO SOCIAL”.O objetivo da conferência Municipal é trazer o tema para discussão e avaliação das políticas da Assistência social e proposição de novas diretrizes de Políticas Públicas. O evento contou com a participação da chefe Gabinete Eloiza Cavalcante de Lima, Secretária de Assistência Social senhora Vivian Mafra, secretário de Administração Omério Cavalcante , secretário de Saúde Zelandes, Secretário de Assuntos Indígenas Neudo Marques, a Vereadora Deuzuita e entre outros convidados.Lembrando ainda que a conferência é semipresencial, com as palestras online.
Assistência Social realizou Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A Prefeitura Municipal de Uiramutã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no dia 18 de maio de 2021 a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.A ação aconteceu em forma de blitz educativa na sede do município com entrega de panfletos, onde participaram profissionais do CRAS, CREAS, PCF E CONSELHO TUTELAR como rede de proteção engajados nesse movimento de muita importância para sensibilização de toda sociedade ao direito da criança e adolescentes do município de Uiramutã.
Assistência Social recebe produtos oriundos da agricultura familiar

A Prefeitura Municipal de Uiramutã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Agricultura , no dia 17 de maio de 2021, em parceria com governo do Estado de Roraima através do Programa de aquisição de alimentos- PAA recebeu diretamente dos agricultores locais os produtos oriundos da agricultura familiar, no que serão destinadas as famílias que são atendidas pela rede Sócio assistencial e em situação de vulnerabilidade social. O registro foi feito com o tuxaua da comunidade indígena de Uiramutã, entregando seus produtos de qualidade para serem destinados as famílias que necessitam